Escrito por: Rubens de Cássia/Integrante da Loja Paz e Amor III
Foto: Reprodução
Definir com exatidão o que é Maçonaria, talvez não seja uma tarefa das mais fáceis, tal a sua grandiosidade, função e propósitos. De uma maneira simples é definida como uma Ordem que cuida e se preocupa com o aperfeiçoamento moral e intelectual de seus membros, com base no tripé Igualdade, Liberdade e Fraternidade, onde a prática no combate a ignorância, a busca do bem e o respeito às Leis, com uma infinita devoção a Pátria e o respeito incondicional à Família, são algumas das obrigações impostas aos seus seguidores, é participar, é realizar e prestar serviços dentro da comunidade em que vive, ser igual e fraterno, servir sem esperar reciprocidade, dando exemplos e não exigi-los.
No ano de 1.913, Catalão já apresentava indícios de franco desenvolvimento, foi então que um grupo de homens livres e de bons costumes, compostos pelos senhores Bento Xavier Garcia, Victor Grezzi, Alfredo Sampaio, João Cresesar Fleury, Antonio Thomaz, Virgilino Gomes Moreira e David Camões de Mendonça, resolveram fundar em Catalão uma Loja Maçônica que denominaram Paz e Amor III, exatamente no mês de Outubro, no dia 27 do ano de 1.913.
O tempo foi passando e a Paz e Amor III continuava mesmo diante dos obstáculos seu labor discreto e silencioso, recebendo em seu bojo homens livres e de bons costumes, sem qualquer distinção de raça, religião, ideário político ou posição social, sendo apenas revestidos de espírito filantrópico e com o propósito de sempre buscar a perfeição, serem verdadeiros construtores da paz e harmonia dos povos. Assim, com ações e atitudes desta natureza foi conquistando a confiança do povo catalano, que passou acreditar nesta ordem que procurava somente o bem estar de todos.
Nos dias atuais, a Loja Maçônica Paz e Amor III continuam buscando dentre os bons, os melhores para que continuem construindo com firmeza as colunas desta Sublime Ordem, pois a caminhada continua, e o homem sozinho nada consegue realizar, necessita do apoio e colaboração de outros, para que os ideais da ordem não desmoronem, devendo ser construído em rocha firme, onde nada jamais poderá destrui-lo. Neste sentido, pode a sociedade Catalana esperar que Loja Maçônica Paz e Amor III, continuará sendo o que sempre foi, no seu mais puro espírito, para que seja concretizado um mundo melhor, onde seja respeitado o principio supremo da LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.