O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) informou ainda na segunda-feira (28/11) que conseguiu evitar que mais 70 trabalhadores fossem demitidos na fábrica da HPE Automotores, representantes das marcas Mitsubishi e Suzuki Veículos no Brasil, durante uma negociação com a empresa. Na semana passada, 80 funcionários da indústria já haviam sido demitidos. O motivo seriam ajustes na produção por conta de vendas abaixo da meta para este ano.
Leia também:
-MITSUBISHI DEMITE CERCA DE 80 FUNCIONÁRIOS APÓS QUEDA NAS VENDAS, EM CATALÃO
O SIMECAT diz que encerrou as negociações ontem da campanha salarial 2022-2023 junto à Mitsubishi. O presidente do SIMECAT, Carlos Albino de Rezende Júnior, conta que o motivo alegado pela empresa para as demissões foi o desempenho das vendas, que deve ficar abaixo da previsão inicial. A meta para 2022 era comercializar 27 mil carros, mas até o fechamento de outubro, foram vendidos menos de 19 mil. “No acumulado até hoje, o déficit é de 3 mil carros, e até o fim do ano, esse número deve chegar em torno de 4.5 mil veículos, abaixo do objetivo da empresa”, destacou.
Por isso, segundo Carlos Albino, a empresa sinalizou que o número total de demissões chegaria a 150. Mas, durante as negociações de ontem, o SIMECAT teria conseguido fazer com que a empresa recuasse. Inicialmente, o sindicato solicitou um reajuste salarial de 13% para os trabalhadores. “Mas, diante da situação atual das demissões, negociamos e conseguimos um reajuste de 7%, destacou.
Em nota, a HPE automotores informou que a emprega quase 2 mil colaboradores diretamente em sua unidade fabril em Catalão, que funciona há quase 25 anos.
De acordo com a empresa, algumas movimentações, como desligamentos, se devem a pequenos ajustes na produção, logística e outros serviços, com o objetivo de manter a empresa saudável, com a continuidade na geração de empregos a região.
A última demissão em massa ocorrida na fábrica da HPE em Catalão ocorreu por conta das medidas de isolamento adotadas durante a pandemia da Covid-19. Porém, estes funcionários acabaram sendo recontratados posteriormente, quando a produção se normalizou.
O sindicato informa que outros benefícios foram negociados, como aumento de 13% no vale-alimentação, que passa de R$ 570 para R$ 644, e um abono de R$ 15 mil. No Natal, o vale-alimentação terá o valor dobrado, R$ 1.288. Também houve a revalidação do banco de horas. “Mas a principal vitória do SIMECAT foi mesmo evitar que novas demissões ocorressem esta semana”, avalia Carlos Albino.
O sindicato teria até sugerido que a empresa abrisse um plano de demissão voluntária (PDV) para que os trabalhadores interessados pudessem se desligar voluntariamente, o que não foi aceito. “Mas ainda conseguimos incluir alguns funcionários que já tinham planos de se desligar da empresa nestas demissões que ocorreram na última semana”, informa.
CASO ISOLADO
Em Goiás e em Catalão, as demissões da montadora Mitsubishi parecem ser um caso isolado. Em nota, a fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas John Deere, que também tem uma unidade fabril em Catalão, lembrou que o agronegócio brasileiro apresentou anos excepcionais de crescimento. “Como resultado disso, a John Deere Catalão duplicou o número de funcionários de produção nos últimos dois anos. Atualmente são mais de 1.200 colaboradores em toda a unidade”, informou a empresa.
De acordo com a John Deere, em parceria com o Senai, a companhia desenvolve cursos de formação e aprendizagem para superar as dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. “Nos últimos dois anos, cerca de 300 pessoas foram qualificadas e a John Deere investe continuamente em cursos preparatórios para a comunidade”, completou. A reportagem não conseguiu retorno da CAOA sobre situação da fábrica da Hyundai em Anápolis. Mas também não há informações sobre demissões na montadora.
Publicado por: Badiinho Moisés/Texto: Lúcia Monteiro – O Popular