O professor Rafael Ávila, coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal (UFCAT), afirmou que nas últimas 24h, o volume de chuva que caiu em Catalão foi de 84mm, isso pelos dados registrados pelo pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Na cidade de Catalão, da noite de ontem, domingo (08/01), até a manhã desta segunda-feira (09/01), o volume de chuva captados pelos medidores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foram de 21,1mm.
O professor Rafael Ávila disse que no início de semana ainda teremos a presença do corredor de umidade que favorece a formação as áreas de instabilidades e com chuvas volumosas, de terça (10) para quarta-feira (11) o corredor de umidade perde sua configuração, mas até o final de semana, ainda teremos a combinação de calor com umidade, o que vai dar continuidade na formação de áreas de instabilidade em várias regiões do Estado.
A Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já registrou em Catalão na primeira semana de janeiro, um total 56mm.
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO UFCAT FONTE CIMEHGO/ INMET