Na manhã desta segunda-feira (09/10), o gerente da Hemocentro de Catalão, Dr. Fernando Braga e o Secretário de Saúde do município, Velomar Rios, concederam uma entrevista coletiva para a anunciarem o retorno do funcionamento da Agência Transfunsional, que desde novembro do ano passada aguardava a liberação da Vigilância Sanitária para funcionar na estrutura provisória em espaço cedido pelo município no Posto de Saúde João Moreira de Castro (Postinho do São João), após a estrutura física da Hemocentro Regional de Catalão ter sido interditada pela própria Vigilância do Estado.
O médico e diretor Dr. Fernando Braga, explicou que agora com a liberação da Vigilância Sanitária as bolsas de sangue poderão ficar armazenadas na Agência Transfunsional de Catalão, não sendo necessário e nem dependente mais das bolsas de sangue virem de Caldas Novas.
Braga explicou ainda que esses sangues são processados em Goiânia, capital, e ficarão aqui armazenados. Porém, com relação a coleta de sangue, o diretor explicou que essa coleta serão feitas na Unidade Móvel, inclusive será feita uma coleta de sangue na terça (10) e quarta (11) na Praça da Velha Matriz.
Em entrevista, o Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, disse que apenas participou do ato de anúncio, afirmando que a Agência Transfunsional, manifestando ele sua indignação com relação a interdição do Hemocentro de Catalão, o que de acordo com ele classificou com ‘uma sacanagem’. (confira a entrevista em vídeo na íntegra).
Com a estrutura física do Hemocentro de Catalão interditada pela Vigilância Sanitária desde novembro do ano passado, as obras de reforma no prédio foram iniciadas ainda em dezembro do ano passado e é estimado um prazo de 180 dias para conclusão das obras, dependendo das condições climáticas, informou Fernando Braga, gerente do Hemocentro de Catalão.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
-HEMOCENTRO CATALÃO; AGÊNCIA TRANSFUNSIONAL DE CATALÃO PASSA A FUNCIONAR NESTA SEGUNDA-FEIRA (09/01)
Publicado por: Badiinho Moisés