spot_img
InícioGoiâniaVALENTINA, SIAMESA SEPARADA, APRESENTA MELHORA APÓS QUADRO SE AGRAVAR,...

VALENTINA, SIAMESA SEPARADA, APRESENTA MELHORA APÓS QUADRO SE AGRAVAR, DIZ BOLETIM DE HOSPITAL

Meninas estão em recuperação em leito de UTI do Hecad, em Goiânia. Foto: Divulgação/Assessoria Zacharias Calil

A pequena Valentina, a gêmea siamesa que foi separada da irmã, Heloá, na última quinta-feira (12) depois de 15 horas de cirurgia, em Goiânia, apresentou uma melhora de domingo (15) para esta segunda-feira (16). De acordo com o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), onde as duas estão internadas na UTI, Valentina chegou a ter uma piora clínica ontem, mas foi atendida prontamente pela equipe médica, que fez a retirada de secreção constatada em exames.

Tanto Valentina quanto Heloá seguem em estado grave no Hecad, devido à complexidade da cirurgia a qual foram submetidas.

Segundo o boletim do Hecad desta segunda-feira (16), “Heloá segue grave, estável, em desmame da sedação para despertar, respirando por suporte ventilatório mecânico”. Ela mantém uso de medicamentos para controle da pressão arterial e chegou a ter febre nas últimas 12 horas.

Já Valentina teve uma piora clínica ontem “relacionada à parte pulmonar, sendo realizada à parte pulmonar, sendo realizado na unidade todo suporte necessário para reverter”. De acordo com o hospital, a equipe rapidamente fez exames e procedimentos de forma imediata, como ecocardiograma, tomografia de tórax e broncoscopia.

“Após exames, constatado secreção espessa provocando obstrução pulmonar grave, sendo realizada retirada da mesma e observado melhora do padrão pulmonar.

Nesta segunda, Valentina está mais estável, de acordo com o boletim, reduzindo ventilação mecânica. Tanto ela quanto a irmã estão recebendo dieta parenteral e antibióticos.

Na sexta-feira (13), o médico havia explicado que, em casos de siameses, a criança com menor estatura mantém o funcionamento do organismo da irmã maior, como é o caso da Heloá, que apresenta um estado melhor. “A irmã maior funciona como se fosse um gêmeo parasita roubando nutrientes da outra. E a irmã menor muitas vezes se alimenta muito mais que a maior, mesmo assim a maior pega os nutrientes dela e por isso Heloá está melhor clinicamente que a Valentina”, disse.

RELEMBRE

Dr. Zacharias Calil com as gêmeas durante consulta antes da cirurgia. Foto: Divulgação/Assessoria Zacharias Calil

Naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo, Heloá e Valentina nasceram unidas pelo osso da bacia, parte do tórax, abdômen, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.

Elas fazem acompanhamento com a equipe médica desde o primeiro ano de vida e já passaram por outra cirurgia em março de 2022, quando foi colocado expansores de pele, para que fosse possível realizar a separação.

As gêmeas foram operadas pelo cirurgião Zacharias Calil na manhã de quinta-feira (12).

Leia também: 

-HECAD ESTÁ REALIZANDO HOJE, A PRIMEIRA CIRURGIA DE SEPARAÇÃO DE SIAMESES

-GÊMEAS VALENTINA E ELOA SE RECUPERAM NA UTI APÓS CIRURGIA DE SEPARAÇÃO


Publicado por: Badiinho Moisés/Texto: Ton Paulo – O Popular

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -