O mês de janeiro de 2023 está sendo um dos mais chuvosos dos últimos, em Catalão, quanto na cidades da região sudeste, é o que afirmou os dados repassados ao Badiinho pelo climatologista, professor Rafael Ávila, coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Na última sexta-feira, 13 de janeiro, no início da noite, a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou em apenas um 1 hora na cidade de Catalão, 45,2 mm de volume de chuva. Na noite de sexta-feira 13, os ventos em Catalão chegaram a cerca de 50 km/h.
Ávila afirmou ao Badiinho que até ontem, segunda-feira (16/01), o volume de chuva em Catalão foi de 315,2mm, 14% acima da média histórica.
E as chuvas volumosas devem continuar ao menos até o final deste de mês de janeiro, e para essa semana, a previsão é de que elas voltem com mais intensidade a partir de quinta-feira (19/01), mesmo tendo um começo de semana com presença de um sistema de alta pressão próximo à costa do Brasil, fator este que vai influenciar as condições do tempo em Goiás.
Mesmo assim ainda teremos pancadas de chuvas provenientes da combinação calor e umidade que podem ser localmente fortes e vir acompanhadas de rajadas de vento e raios, é o que o Prognóstico semanal para as regiões de Goiás, divulgado para a imprensa pelo professor Rafael Ávila.
Leia também:
Publicado por: Badiinho Moisés