O professor Rafael Ávila, responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e especialista em climatologia, afirmou ao Badiinho que, após alguns dias de calor intenso, as temperaturas devem cair na próxima semana. No entanto, ele ressaltou que, até o próximo domingo (02), muitas áreas em Goiás ainda sofrerão com altas temperaturas.
Segundo Ávila, a partir de domingo, uma frente fria proveniente da região sudeste do Brasil vai avançar e deverá influenciar as condições climáticas em Goiás, o que levará à formação de áreas de instabilidade, especialmente na região centro-sul do estado. Ele destacou que, somente em março de 2023, foram registrados 81,6 mm de chuva em Catalão.
De acordo com o professor, a chegada da frente fria provocará pancadas de chuva e reduzirá as temperaturas, que devem ficar entre 28°C e 29°C. Em resumo, como as temperaturas elevadas devem persistir até domingo, mas a partir da próxima semana, é esperado que haja uma queda significativa nos termômetros devido à chegada da frente fria.
As informações foram transmitidas através do Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, com fonte no CIMEHGO.
Publicado por: Badiinho Moisés