Para atrair mais investimentos para Goiás, o governador Ronaldo Caiado se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília nesta terça-feira (30). O encontro teve como foco a resposta do governo federal às demandas prioritárias apresentadas pelo executivo goiano durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros governadores no início deste ano.
Leia também:
–GOVERNADOR CAIADO DISCUTE PROJETOS PRIORITÁRIOS PARA GOIÁS COM MINISTRO-CHEFE DA CASA CIVIL
Caiado agradeceu ao ministro a atenção aos pedidos de Goiás e a parceria no desenvolvimento de iniciativas sociais que visam quebrar o ciclo da pobreza. “Ele dedicou quase a manhã inteira para nos ouvir. Fizemos uma análise detalhada de cada projeto que priorizamos em Goiás. Avançamos muito e o governo federal se comprometeu a fazer uma avaliação final em julho sobre como esses projetos podem ser acomodados”, explicou.
Segundo Caiado, as demandas trazidas ao encontro incluíam, além das três apresentadas anteriormente ao presidente Lula (o Complexo Oncológico Cora, o BRT – Trânsito Rápido entre Santa Maria e Luziânia e o Projeto de Irrigação Frutífera no Vão do Paranã, em Flores de Goiás), apoio à construção de três novas Policlínicas (Campos Belos, Mineiros e Mozarlândia) e três presídios para atender o sistema prisional do estado.
Rui Costa retribuiu o agradecimento do governador, assim como dos demais representantes do Governo de Goiás presentes ao encontro, entre eles o secretário-geral de governo Adriano da Rocha Lima, presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) Lucas Vissotto , e a Secretária de Estado do Entorno de Brasília, Maria Caroline Fleury de Lima.
“Estamos finalizando o conjunto de projetos do novo plano de investimentos e acertando os detalhes com os governadores. Hoje foi a vez de Goiás e, em alguns dias, estaremos lançando projetos não só para os goianos, mas para o Brasil”, afirmou o ministro.
Entre as demandas apresentadas por Goiás está a implantação do projeto de fruticultura no Vão do Paranã, que já está em andamento na região nordeste do estado, uma das áreas mais vulneráveis. A iniciativa promove a qualificação profissional dos produtores rurais e gera emprego e renda.
Outro tema abordado no encontro foi a expansão do sistema Bus Rapid Transit (BRT) de Santa Maria (DF) a Luziânia, que faz parte dos investimentos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos goianos e da população do entorno. O projeto envolve investimento de R$ 420 milhões e deve beneficiar cerca de 224 mil pessoas de Luziânia, Riacho Fundo, Cidade Ocidental e Valparaíso, que se deslocam diariamente ao Distrito Federal para trabalho, comércio ou acesso a serviços públicos de saúde e educação .
A construção do Hospital Estadual do Câncer em Goiás também foi mencionada durante o encontro. O projeto já começou, com a atual administração disponibilizando mais de R$ 400 milhões para a primeira fase. O terreno, localizado próximo ao Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153, foi cedido pelo governo federal ao governo estadual.
Publicado por: Badiinho Moisés