A pedido do prefeito de Catalão, Adib Elias, o deputado estadual Jamil Calife, do Partido Progressista (PP), apresentou no início deste mês, um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Goiás para alterar a Escola Estadual Dona Zuzu e transformá-la em um Colégio Militar. O colégio receberá o nome do ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que faleceu em novembro de 2021 devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Apresentado no dia 7 de junho, o projeto tem com o objetivo transformar a Escola Estadual Professora Zuzu em um Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Unidade Íris Rezende Machado (CEPMG – IRM), localizado no município de Catalão, no susdeste goiano. Sobre a fase deste projeto, ele já foi distribuído ao relator, deputado Coronel Adailton no dia 20 de junho, e encontra-se nas comissões para ser apreciado e colocado na pauta de votação do plenário.
No que diz respeito à nomeação da unidade escolar, trata-se de uma justa homenagem a um dos maiores gestores públicos do Estado de Goiás, que teve uma vida em movimento, e de líder estudantil, se tornou vereador e chegou ao cargo mais alto de Estado, o de Governador de Goiás. Iris Rezende Machado faleceu em 9 de novembro de 2021.
Leia também:
Com relação a conversão para uma escola militar, é que os Colégios Estaduais da Polícia Militar são exemplos de ensino público de qualidade, devido em ética, disciplina, cidadania, civismo, respeito e no resgate dos verdadeiros valores familiares. Eles oferecem condições ideais para os membros do corpo docente e os servidores da Secretaria Estadual de Educação, que são responsáveis pela parte pedagógica, atendidos com o apoio de policiais e bombeiros militares convocados da reserva remunerada, que trabalham nas escolas devidamente fardados.
Considerando os bons resultados alcançados por essas escolas, incluindo o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Goiás e um destaque de aprovação no ENEM, é justo que outras unidades de ensino do estado sejam transformadas em Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás.
Goiás é atualmente o líder nacional, com 60 escolas estaduais sob administração da Polícia Militar. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), todos os estabelecimentos de ensino do país devem ter sua própria proposta pedagógica, que reflita os objetivos e a orientação da ação educacional. Entre outras características, a proposta pedagógica dos Colégios Militares prioriza princípios e práticas de um ensino moderno e atual, são as principais justificativas para transformação da unidade escolar em um Colégio Militar.
Leia também:
-ESCOLAS DE CATALÃO PASSAM POR REFORMAS E ÁREA DA EDUCAÇÃO RECEBE MAIS DE R$ 34 MILHÕES DE REAIS
Dados repassados pela Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás, revelam que estão sendo investidos R$ 4.614 milhões na reforma e ampliação da Escola Estadual Professora Zuzu, sendo feita a construção de um auditório, biblioteca, laboratórios e uma quadra esportes coberta.