O Governo de Goiás está fazendo um apelo à população para que busque um dos 900 postos de saúde disponíveis em todo o estado e tome a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) na terça-feira (11/07), apenas 11,01% dos goianos receberam essa dose do imunizante, que oferece proteção contra a cepa original do vírus, bem como contra a ômicron e suas subvariantes. Essa taxa coloca Goiás em 14º lugar no ranking das unidades federativas em termos de cobertura vacinal.
Joice Dorneles, gerente de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), expressou preocupação com a baixa adesão da população e afirmou a importância da vacina bivalente, produzida pelo Laboratório Pfizer. Segundo ela, essa vacina protege contra a cepa original da doença e também contra a ômicron e suas subvariantes, que ainda estão em circulação e podem causar complicações graves em pessoas não imunizadas.
A vacina bivalente está disponível em Goiás desde 27 de fevereiro. Inicialmente, a aplicação era destinada a grupos prioritários e seria realizada em cinco etapas. No entanto, devido à baixa procura, foi decidido liberar a vacina para todas as pessoas com mais de 18 anos que já receberam duas doses da vacina monovalente. Além disso, pessoas com mais de 12 anos e comorbidades que receberam duas doses da vacina monovalente também são elegíveis.
Diversos fatores podem estar relacionadas para a baixa adesão, incluindo a falta de interesse da população em informações oficiais embasadas em evidências científicas sobre os benefícios da vacina e disseminação de fake news (notícias falsas) relacionadas aos efeitos adversos do imunizante por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
A aplicação da vacina bivalente é especialmente importante para proteger contra o agravamento da Covid-19 durante o período de frio e secura do ano, que favorece o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Joice Dorneles explicou que, nessa época, a circulação viral é maior devido à sazonalidade e ao fato das pessoas passarem mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Ela também enfatizou que os 246 municípios do estado estão abastecidos com a vacina bivalente.
Em Catalão, a vacina bivalente contra a Covid-19 está sendo aplicada no Centro Municipal de Diagnóstico Dr. Silvio Paschol, na Avenida 20 de agosto, ao lado do SAMU.
Publicado por: Badiinho Moisés