spot_img
InícioEducaçãoGOIÁS MANTÉM FUNCIONAMENTO DOS COLÉGIOS MILITARES APESAR DO ENCERRAMENTO...

GOIÁS MANTÉM FUNCIONAMENTO DOS COLÉGIOS MILITARES APESAR DO ENCERRAMENTO DO PROGRAMA FEDERAL

Governador Ronaldo Caiado sobre os Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás: “Sabemos o quanto o colégio militar tem trazido resultados no Ideb e na boa formação.

Em um comunicado emitido hoje, quinta-feira (13/07), o governador Ronaldo Caiado tranquilizou a população sobre a decisão do governo federal de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), explicando que Goiás não foi afetado pela medida.

Caiado destacou que, no início de 2023, a Secretaria de Estado da Educação transferiu seis escolas de modelo cívico-militar para os Colégios Estaduais da Polícia Militar. Com essa ação, o estado agora conta com 76 colégios militares, e a decisão do governo federal não terá impacto em seu funcionamento.

“Tomamos a iniciativa de transformar essas escolas cívico-militares em colégios militares do nosso estado, pois reconhecemos a eficiência desse modelo. Portanto, nada mudará, está tudo resolvido. Goiás sai na frente”, afirmou Caiado. A medida de encerrar o programa não afetou o funcionamento dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG).

As escolas cívico-militares eram financiadas pelos ministérios da Educação e da Defesa. Já os colégios militares da Polícia Militar do Estado são administrados pelo governo de Goiás e possuem autonomia para estabelecer o currículo e a estrutura pedagógica.

Caiado explicou que decidiu fazer o comunicado após notar a preocupação da população com a notícia. “Nós sabemos o quanto os colégios militares trouxeram resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na formação adequada e no interesse das famílias. Estamos cada vez mais empenhados em cuidar da educação e da nossa juventude”, enfatizou.

A mudança ocorreu em janeiro de 2023, quando a Secretaria de Estado da Educação rescindiu os Acordos de Cooperação Técnica das Escolas Cívico-Militares, firmados com o Ministério da Educação (MEC), e todas as escolas foram transformadas em CEPMGs. A medida foi aprovada por meio de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), elevando o número de colégios militares no estado para 76.

Leia também: 

-GOVERNO FEDERAL ENCERRARÁ O PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM)

 

Lançado em 2019, o programa de escolas cívico-militares atende a 202 escolas em todo o país, abrangendo aproximadamente 120 mil alunos. Segundo o MEC, essas unidades não serão fechadas, mas reintegradas à rede regular de ensino.

ASSISTA O VÍDEO DO GOVERNADOR RONALDO CAIADO EXPLICANDO SOBRE O COLÉGIO MILITARES EM GOIÁS: 

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -