Nesta sexta-feira, 21 de julho, às 7h, na Base Aérea de Brasília, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) invejou um destacado especialista em combate a incêndios florestais, o Tenente Junio França, para integrar a equipe brasileira em uma missão humanitária do Governo Federal. Essa missão tem como objetivo apoiar o Canadá no enfrentamento dos incêndios florestais que têm assolado o país norte-americano.
O grupo brasileiro é composto por 104 especialistas altamente treinados em combate a incêndios florestais, prontos para atuar nas áreas mais suspensas no Canadá.
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, coordena essa importante iniciativa de cooperação internacional brasileira em situações de emergência. Além do CBMGO, outros órgãos de renome também participaram dessa ação, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Outros órgãos que deram início ao sucesso da operação são a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), e à Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Essas crianças sentem suas habilidades e experiências para enriquecer ainda mais a operação conjunta.
A cooperação e solidariedade entre as unidades federativas do Brasil também são evidentes nessa missão, com o apoio das Corporações de Bombeiros Militares dos Estados do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal, que se unem em prol desse objetivo comum.
Além dos Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, diversos outros órgãos estão colaborando ativamente, assim como o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e outras repartições federais e estaduais.
A partida da equipe brasileira foi marcada por um sentimento de dever e solidariedade, com a certeza de que os especialistas em combate a incêndios florestais do Brasil concederam um papel fundamental na luta contra os incêndios no Canadá. Essa é mais uma demonstração do compromisso do Brasil em auxiliar outros países em situações de emergência, reforçando os laços de amizade e cooperação internacional.
ASSISTA O VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram
Publicado por: Badiinho Moisés