A Petrobras divulgou hoje, terça-feira (15), no Rio de Janeiro, que a partir desta quarta-feira (16/08), irá reajustar os preços da gasolina e do diesel. O preço médio da gasolina A, produzido pelas refinarias e que alimenta diretamente às distribuidoras, terá um aumento de R$ 0,41 por litro, atingindo um valor de R$ 2,93 para as distribuidoras. Esse ajuste representa um aumento percentual de cerca de 16%.
Com relação à gasolina comercializada nos postos, que é composta por uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro, a parte correspondente à Petrobras no preço ao consumidor será, em média, de R$ 2,14 por litro , conforme informou a empresa em comunicado.
Apesar deste aumento, ao longo do ano, o preço da gasolina vendido às distribuidoras acumulou uma redução de R$ 0,15 por litro.
No caso do diesel, a Petrobras também fará um aumento no preço médio de venda para as distribuidoras, de R$ 0,78 por litro, elevando-o para R$ 3,80. Esse reajuste representa uma variação de 26%.
Considerando a composição do diesel comercializado nos postos, que consiste em 88% de diesel produzido nas refinarias e 12% de biodiesel, a parcela da Petrobras no preço final ao consumidor será, em média, de R$ 3,34 por litro.
No acumulado do ano, o preço do diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras apresenta uma redução de R$ 0,69 por litro.
Vale ressaltar que a parcela da Petrobras no preço final do combustível não engloba os impostos e as margens de lucro tanto da distribuição quanto dos postos, que também fazem parte do cálculo.
A Petrobras entendeu que sua nova política de preços incorpora critérios que consideram as melhores condições de refino e logística da empresa. Esta abordagem possibilitou, inicialmente, uma redução nos preços da gasolina e do diesel, e nos últimos períodos, amenizou as oscilações e o aumento abrupto nos preços externos, oferecendo um período de estabilidade para seus clientes.
A empresa observa, no entanto, que a consolidação dos preços do petróleo em um novo patamar, juntamente com a otimização operacional da Petrobras, inclusive complementares, torna necessário realizar ajustes nos preços dos dois combustíveis, sistemas à estratégia comercial. Isso visa restabelecer o equilíbrio com o mercado e as margens de lucro para a Petrobras.
A Petrobras avalia que sua nova política de preços tem como objetivo evitar o download da volatilidade do mercado internacional e das flutuações cambiais para os consumidores, ao mesmo tempo que mantém um ambiente competitivo saudável, em conformidade com a legislação vigente.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Agência Brasil