Neste final de tarde de quarta-feira, 30 de agosto, uma tempestade de proporções intensas assolou cidade de Três Ranchos, situada a cerca de 35 quilômetros de Catalão. Contudo, o elemento que realmente deixou os moradores da cidade do “Lago Azul” em estado de apreensão foram as rajadas de vento rápidas e furiosas que acompanharam o temporal. Esses ventos destelharam residências, arrancaram árvores e derrubaram as estruturas das tendas de estabelecimentos comerciais. Além disso, uma parte substancial da cidade e algumas áreas rurais adjacentes tiveram seu sistema elétrico comprometido.
O “Badiinho”, do Blog do Badiinho, obteve acesso a uma série de vídeos capturados durante a tempestade em Três Ranchos. Entre esses registros, destaca-se um vídeo obtido de uma câmera de monitoramento posicionada na Prainha Artificial, nas margens do rio Paranaíba. Essas imagens ilustram com grande impacto a ferocidade do vento. Vídeos adicionais, compartilhados através das plataformas de mídia social, oferecem uma visão dos danos substanciais infligidos pelas rajadas de vento.
Ver essa foto no Instagram
Clícia Feitosa, uma funcionária pública local, relatou durante a noite que diversos bairros de Três Ranchos enfrentam cortes de eletricidade, enquanto outros têm acesso apenas a uma alimentação elétrica parcial, o que tem prejudicado a operação de diversos estabelecimentos comerciais.
Ver essa foto no Instagram
A equipe de reportagem do “Badiinho” também entrou em contato com o departamento de comunicação da companhia Equatorial Goiás, que emitiu um comunicado oficial esclarecendo a situação. Segundo a nota, uma tempestade intensa acompanhada por rajadas de vento que assolou Três Ranchos resultou em sérios danos à infraestrutura elétrica que alimenta a cidade. A empresa se destacou que estava trabalhando para restaurar o fornecimento elétrico na zona urbana e que equipes especializadas permaneceram engajadas em restaurar o serviço de forma completa para os clientes que foram afetados nas áreas rurais.
No início da tarde desta quarta-feira (30), o Badiinho publicou uma matéria com um alerta de chuvas intensas, divulgado pelo climatologista Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Leia também:
Veja mais vídeo dos estragos em Três Ranchos causado pelo vendaval:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés