Na próxima semana, os proprietários de aproximadamente 246,7 mil veículos em Goiás que possuem placas com finais 1 e 2 têm um lembrete importante: o prazo para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 está chegando ao fim. Para aqueles com placas finalizadas em 1, o limite para o pagamento do IPVA e do licenciamento anual (CRLV) é segunda-feira, 11 de setembro, que também marca o vencimento da nona e última parcela para aqueles que optarem por parcelar o imposto. Já para as placas com final 2 e o prazo é até terça-feira, 12 de setembro, para o pagamento da cota única ou da última parcela.
O calendário completo de pagamento, que também inclui as datas de vencimento da nona parcela para placas com finais de 3 a 0 (de 13 a 22 de setembro), pode ser encontrado no site da Secretaria de Economia (economia.go.gov.br). É importante lembrar que a emissão do boleto do IPVA 2023 deve ser feita diretamente pelo contribuinte no site do Detran Goiás ( www.detran.go.gov.br ) ou através do aplicativo Detran GO ON.
Aqueles que escolherem parcelar o IPVA, mas não conseguirem pagar uma ou mais parcelas anteriores e agora precisarem quitar o imposto, podem emitir uma parcela única, que conterá o valor residual. Neste ano, um total de 67,5 mil proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 optaram pelo parcelamento, enquanto 126,9 mil já pagaram o imposto completo. Outros 179,2 mil contribuintes não foram parcelados e devem estar atentos ao prazo final para pagamento da cota única.
Jorge Arêas, gerente do IPVA da Secretaria de Economia, destaca a importância de cumprir o prazo previsto no calendário divulgado pelo Governo de Goiás e alerta sobre as decisões previstas na legislação para aqueles que não pagarem o imposto anual dentro do prazo. “Quem perder o prazo perderá benefícios, incluindo a redução da base de cálculo de 50% para veículos 1.0, desconto de até 10% para os participantes do programa Nota Fiscal Goiana, redução de 1% para locadoras, além de corrigir em atrasos e atualizações “, enfatiza Jorge Arêas.
Para os proprietários de veículos com placas finais de 3 a 0 em Goiás, que tiveram a opção de parcelar o imposto em até dez vezes neste ano, as datas de vencimento da penúltima parcela em setembro são as seguintes: final 3 (13/09) , final 4 (14/09), final 5 (15/09), final 6 (18/09), final 7 (19/09), final 8 (20/09), final 9 (21/09) e final 0 (22/09). De acordo com o cronograma fornecido pelo governo estadual, esses contribuintes deverão sair do imposto em outubro.
Vale destacar que o Governo de Goiás isenta o pagamento do IPVA para veículos com mais de 15 anos de uso, veículos para pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiros de turismo ou escolares, além de veículos novos adquiridos em lojas goianas nenhum ano de aquisição.
Publicado por: Badiinho Moisés