“Contador ressalta a importância do pagamento correto e aconselha empreendedores a buscar orientação profissional”
Em tempos de mudanças constantes no cenário empresarial, a Receita Federal está enviando um importante alerta aos Microempreendedores Individuais (MEIs): o pagamento regular do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é fundamental para evitar a perda de benefícios cruciais.
Muitos empreendedores que optaram pela categoria de Microempreendedor Individual (MEI) podem estar inadvertidamente ignorando suas obrigações fiscais e, como consequência, enfrentando sérios problemas. O vice-presidente do conselho regional de contabilidade, Marcelo Cordeiro, destaca que “infelizmente muitos MEIs abrem seus negócios e não realizam o pagamento mensal do DAS, o que traz grandes complicações, como a perda do benefício do INSS e, agora, a possibilidade de perder a opção pelo Simples Nacional.”
Traduzindo a gravidade da situação, a não regularização do pagamento do DAS pode resultar na perda de benefícios essenciais, como o acesso ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que garante proteção em caso de doença, invalidez e aposentadoria.
Marcelo Cordeiro enfatiza ainda que, embora os MEIs não tenham a obrigação de contratar um contador mensalmente, é altamente recomendável fazê-lo. Contadores especializados podem ser parceiros valiosos para evitar problemas fiscais e manter os negócios nos trilhos.
“O MEI não tem obrigação de ter um contador mensal, mas sempre recomendamos para os empreendedores, pois ele não fica sozinho no negócio e o contador pode ajudar a evitar muitos problemas”, ressalta Cordeiro.
Para aqueles que se encontram nessa situação e buscam orientação, a empresa Complemento Contabilidade está à disposição para oferecer suporte. Os especialistas da Complemento Contabilidade são conhecidos por ajudar os MEIs a resolverem questões relacionadas ao DAS e outras obrigações fiscais.
Portanto, é essencial que os MEIs fiquem atentos ao pagamento regular do DAS, ouçam os conselhos de Marcelo Cordeiro e, se necessário, busquem a assistência da Complemento Contabilidade. Com atenção aos detalhes e orientação adequada, a vida de MEI pode ser tranquila e próspera. Basta seguir as dicas e continuar avançando no mundo dos negócios.
Publicado por: Badiinho Moisés