A operação Nossa Senhora Aparecida, teve início à meia noite de quarta-feira (11) e término meia-noite de domingo (15). O destaque foi a fiscalização intensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Catalão, com reforço de equipes de policiais rodoviários federais de folga.
Não foram registrados acidentes na BR 050 durante o feriado, refletindo de forma positiva, o trabalho preventivo desenvolvido pela PRF, focado justamente na redução de acidentes graves, com ações baseadas em estudos estatísticos.
Durante a Operação, quase 500 pessoas foram fiscalizadas, mais de 800 “multas” aplicadas, principalmente por excesso de velocidade e 230 testes de “bafômetro” aplicados nos motoristas, 3 deles foram reprovados e “multados” em quase 3 mil reais, podendo ter o direito de dirigir suspenso por um ano.
No período, duas pessoas foram detidas por uso de documento falso e por dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa e responderão em liberdade pelos crimes.
A fiscalização dos policiais foi focada também no excesso de jornada de trabalho dos motoristas profissionais, que vem causando acidentes graves na BR 050. A lei do Descanso obriga o motorista a descansar no mínimo 11 horas durante as 24 horas, destas, 8 horas devem ser ininterruptas, comprovadas principalmente pelo Cronotacógrafo.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés