No início da noite de ontem, terça-feira (14/11), um homem de 51 anos sofreu ferimentos graves após a explosão de um botijão de gás em sua residência na Avenida Anhanguera, no bairro Vila União, em Catalão. Uma equipe do Corpo de Bombeiros respondeu prontamente para combater o incêndio na residência.
No local, a Sargento da Polícia Militar Cristiane, que estava de folga, prestou o primeiro atendimento. Ela estava em uma casa vizinha, subiu no muro, confirmando a explosão e a presença de uma vítima. Viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram logo em seguida, e um dos militares pulou o muro e abrindo o portão pelo lado de dentro, facilitando o resgate da vítima.
Uma equipe de combate a incêndios do 10° Batalhão Bombeiro Militar utilizou cerca de 3.000 litros de água para controlar as chamas. Devido ao comprometimento total da estrutura da residência, o local foi isolado por questões de segurança, sendo orientado aos moradores e terceiros que evitaram a área devido ao risco de desabamento.
A vítima, um homem de 51 anos de idade, apesar de estar consciente, apresentava queimaduras de primeiro e terceiro graus em 85% do corpo, com descolamento de tecido muscular nas extremidades, característico de uma explosão. Diante da gravidade das queimaduras, que incluíam áreas como face, vias aéreas, genitais e extremidades, iniciou-se o tratamento com transparência das queimaduras de primeiro e segundo graus usando soro fisiológico em temperatura ambiente. Além disso, foi fornecido suporte de proteção e monitoramento constante dos sinais vitais para controlar a temperatura corporal e avaliar a evolução das áreas queimadas.
Após a estabilização da vítima, proceda à regulação com a Santa Casa, onde uma equipe médica aguardava a chegada da equipe de resgate. Na unidade hospitalar, houve integração das equipes, permitindo a administração de reposição volêmica e tratamento para dor, e após ter sido entubada, foi transferida para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, capital de Goiás.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés