No intuito de reforçar seu compromisso com a segurança pública e aprimorar a integração das forças de segurança no estado, o Governo de Goiás inaugurou, nesta quinta-feira (21/12), o 2º Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) em Catalão, região Sudeste do estado. Em colaboração com a prefeitura local, esse projeto facilita o monitoramento viário e a troca eficiente de informações entre as esferas municipal, estadual e federal.
O governador Ronaldo Caiado destacou a relevância do novo centro, afirmando: “As imagens coletadas aqui serão compartilhadas com todos os órgãos de segurança do estado, permitindo que identifiquemos rapidamente os autores de crimes ou evitemos sua ocorrência. Hoje, Goiás é referência nacional em segurança pública devido à integração que construímos em todo o estado.”
O CIICC, instalado no Centro de Operações da Polícia Militar (PM-GO) do 18° BPM em Catalão, suporta atividades operacionais e técnicas, oferecendo apoio ao policiamento preventivo e repressivo na região. Polícia Civil (PC-GO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO) e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) também participam desse centro de controle.
Com 350 câmeras fixas, 21 de leitura de placas de veículos, cinco de reconhecimento facial e 18 do tipo Speed Dome, o CIICC utiliza o videomonitoramento da cidade para tomar decisões operacionais mais eficazes, agilizando o atendimento de ocorrências e fortalecendo o combate à criminalidade. O investimento de R$ 467,1 mil permite ao sistema comportar mais de 4 mil câmeras de segurança, com processamento e armazenamento de imagens, abrangendo 31 municípios, como Caldas Novas, Itumbiara, São Miguel do Araguaia e cidade de Goiás.
O Tenente Coronel da PM, Henrique Stefli, responsável pelo CIICC, destaca que seis municípios da região já aderiram ao projeto, instalando câmeras de monitoramento vinculadas ao sistema municipal. O prefeito de Catalão, Adib Elias, enfatiza a eficácia do projeto ao mencionar que a estrutura contribuiu para o esclarecimento de 95% dos casos de criminalidade na região.
O governador Caiado sublinha a importância do sistema para a integração das forças de segurança, destacando: “Goiás é o único estado onde existe essa verdadeira integração e parceria completa entre Polícia Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Penal e Corpo de Bombeiros, garantindo maior segurança para todos os habitantes.”
A prefeitura de Catalão desempenha papel fundamental ao disponibilizar o sistema de câmeras municipais, realizar o cabeamento de 25 quilômetros de fibra óptica para internet, garantindo uma transmissão de dados eficaz, e desenvolver um aplicativo que integra o CICC à base de dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e outros órgãos federais.
Leia também:
–CATALÃO RENDE HOMENAGENS A IRIS REZENDE COM INAUGURAÇÃO DE ESCOLA PADRÃO SÉCULO XXI
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Segurança Pública de Goiás