A celebração do réveillon em Goiandira, município situado a aproximadamente 17 quilômetros de Catalão, teve momentos de tensão na noite do último domingo (31/12/2023) para segunda-feira, 1º de janeiro de 2024. O evento, que contou com um espetáculo pirotécnico e shows musicais na Rua Lélio Davi, no centro da cidade, quase terminou em tragédia durante o manuseio de fogos de artifício, possivelmente irregular, pois a própria prefeitura confirmou em sua nota que uma das baterias de fogos havia molhado durante uma forte chuva.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais, registrado por um dos participantes da festa de réveillon, mostra o instante em que os fogos eram lançados. Em determinado momento, alguns deles explodiram na direção das pessoas que assistiam nas proximidades. Apesar do susto generalizado, felizmente, ninguém ficou ferido.
Ver essa foto no Instagram
As críticas nas redes sociais se voltaram para a prefeitura de Goiandira, responsável pelo evento. Em resposta, tanto a prefeitura quanto a empresa encarregada da exibição pirotécnica emitiram comunicados para esclarecer a situação.
Em nota, a prefeitura afirmou ter contratado uma empresa especializada e certificada pelos órgãos competentes para a queima de fogos. Alegou que todos os requisitos de segurança foram atendidos, com acompanhamento durante a instalação. A prefeitura atribuiu o incidente a danos causados por intensa chuva em uma das baterias, ressaltando que não têm informações sobre possíveis falhas durante o processo de fabricação.
Por sua vez, a empresa responsável pela exibição dos fogos admitiu uma falha em um dos equipamentos, especificamente na “torta premium 100 tubos cores diversas”. Destacou que o incidente resultou apenas em um barulho inesperado, sem causar danos físicos ou materiais. Leia os comunicados na íntegra abaixo:
COMUNICADO DA PREFEITURA DE GOIANDIRA:
NOTA DA EMPRESA:
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés