Durante reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador Ronaldo Caiado reivindicou avanços nas redes de transmissão de energia em Goiás, especialmente nas regiões Norte e Vale do Araguaia. Caiado destacou os desafios enfrentados por produtores e empresários, atribuindo a eles o atraso no crescimento do estado devido à carência de energia elétrica.
O governador destacou a importância de priorizar novos leilões de transmissão de energia para essas áreas e sugeriu a retomada da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Caiado enfatizou o potencial de Goiás na produção de energia renovável, além da produtividade agrícola e pecuária, que estão prejudicadas pela falta de energia.
Durante a reunião, Caiado também defendeu o apoio à produção de etanol, setor no qual Goiás se destaca como o segundo maior produtor do país, ficando atrás apenas de São Paulo. Além disso, o estado ocupa a terceira posição na produção de cana-de-açúcar.
A audiência com o ministro Alexandre Silveira durou cerca de uma hora. De acordo com Caiado, Silveira se comprometeu a antecipar os leilões de transmissão de energia no Norte Goiano e Vale do Araguaia para o primeiro semestre de 2025. O ministro também se mostrou favorável à realização de novos leilões de PCHs, o que trará uma fonte de energia limpa e sustentável para o estado.
Caiado afirmou que esses avanços são cruciais para fortalecer a infraestrutura energética de Goiás e promover o desenvolvimento econômico do estado.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés