Na última semana, o prefeito de Catalão, Adib Elias, informou em seu programa diário de rádio que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão passará a ser gerida por uma Organização Social (OS). Essa decisão marca uma mudança de postura do prefeito, que anteriormente se opunha a esse tipo de modelo de gestão.
Adib Elias explicou que sua mudança de opinião se deu após enfrentar dificuldades com a aquisição de insumos, medicamentos e manutenções da UPA por meio do atual sistema de licitações. Com a entrada da OS, toda a gestão da UPA, desde a compra de materiais até a folha de pagamento dos funcionários, ficará sob a responsabilidade da Organização Social.
A organização indicada para assumir a gestão da UPA é a AGIR, entidade que já administra outras unidades de saúde, como o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGOL), o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), o Hospital Estadual de Caldas Novas (HECAD), o Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás (HDS) e a rede de atendimento para dependentes químicos TEIA.
O prefeito Adib Elias afirmou que terá uma reunião com a equipe de contabilidade da prefeitura e convocará uma coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre a escolha da OS que irá administrar a UPA de Catalão.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés