Escrito por: Badiinho Filho, com informações TV Anhanguera/Catalão
O destaque do Jornal Anhanguera de Catalão, deu destaque para um caso inédito que aconteceu em nossa cidade. Foram retirados pela primeira vez em um hospital particular de Catalão, diversos órgão, os quais serão doados para diversos pacientes, de várias regiões que sofrem em uma fila de espera. Os familiares do paciente doaram as córneas, rins e o fígado. O coração também seria doado, mas infelizmente o procedimento foi impossibilitado de ser concluído.
Dos dois hospitais particulares existentes na cidade, o que realizou o procedimento é o único do interior do estado de Goiás, preparado para a realização deste tipo de procedimento. Vinte, foi número de profissionais de Catalão e Goiânia, mobilizados para o procedimento. Juntos eles retiraram córneas, rins e o fígado. Está foi a primeira vez que tantos órgãos foram captados no hospital.
O homem de que teve seus órgãos doados, tinha 32 anos de idade, era lavrador e morava em uma fazenda no munícipio de Ipameri, cidade que a 50 Km de Catalão. O doador após sofrer uma aneurisma teve morte cerebral. A irmã de Marcos Antônio da Silva, contou que ele era uma pessoa bastante saudável, mas já havia manifestado antes, o desejo de doar os seus órgãos. Ela também revelou que, o trabalhador era o caçula dos cinco irmãos e cuidava de sua mãe que tem problemas de saúde.
Os órgãos de Marcos Antônio foram encaminhados para doação no final da tarde desta última sexta-feira (25), mas por falta de transporte aéreo, o coração de Marcos não pôde ser transplantado em algum doente cardíaco que está na fila de espera.