Os eleitores da cidade de Catalão e das localidades de Três Ranchos, Ouvidor e Davinópolis, pertencentes à 8ª Zona Eleitoral, enfrentam longas filas no Cartório Eleitoral devido ao prazo final para regularizar a situação eleitoral, que se encerra nesta quarta-feira, 8 de maio.
Segundo Marco André Ávila, técnico judiciário do Cartório Eleitoral de Catalão, cerca de 1.060 pessoas foram atendidas apenas entre segunda-feira (06/05) e terça-feira (07/05). Os serviços mais procurados foram a emissão do primeiro título de eleitor por jovens e a transferência de domicílio eleitoral.
Leia também:
-Quem precisa regularizar título de eleitor em Catalão tem até quarta-feira, 8 de maio
Para atender ao aumento da demanda, o Cartório está funcionando em horário estendido, das 8h às 18h. Para tirar o primeiro título ou transferir domicílio, os documentos necessários são um RG com CPF e um comprovante de residência, ambos em seus formatos originais. No caso de transferência de domicílio, é preciso comprovar residência de pelo menos três meses. Para jovens do sexo masculino, também é necessário o documento de alistamento militar.
O título de eleitor não é um documento de identidade, mas é necessário no dia da eleição para indicar a seção de votação e para comprovar inscrição eleitoral. Para votar, é preciso levar o título junto a um documento oficial com foto. Eleitores com pendências eleitorais podem enfrentar problemas como dificuldade para tirar passaporte, matricular-se em uma faculdade, ou tomar posse em cargo público.
A orientação é que quem ainda precisa regularizar a situação eleitoral compareça ao Cartório Eleitoral o mais rápido possível, pois após 8 de maio, a regularização só será possível após as eleições deste ano. A participação nas eleições é um dever cívico, e manter a inscrição eleitoral regularizada é essencial para evitar problemas futuros.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés