Em entrevista à Record News e Record TV Goiás, o governador Ronaldo Caiado destacou as ações do Governo de Goiás na segurança pública e seu impacto positivo na economia do estado. Durante o noticiário News 19 Horas, na noite de terça-feira (21/05), Caiado ressaltou que Goiás é o único estado brasileiro com uma segurança pública eficaz em todos os setores.
“A inteligência é fundamental. É preciso ter equipes trabalhando fortemente em informações. E nesta área estamos muito bem preparados. Avançamos e investimos muito em inteligência”, afirmou Caiado, enfatizando a integração entre as forças de segurança estaduais e federais. “Essa área de inteligência, aliada à nossa capacidade operacional, deu a Goiás uma condição ímpar de segurança”, frisou.
Desde 2018, todos os tipos de violência registrados caíram no estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). Houve redução nos roubos e furtos de cargas, transeuntes, residências, comércios e veículos, além da redução de crimes contra a vida, como feminicídios e homicídios dolosos. O crime de roubos a bancos, conhecido como “novo cangaço”, não foi registrado em Goiás desde 2023. “Não houve nenhum assalto a banco, nenhuma explosão a carro-forte”, lembrou o governador.
Caiado também destacou que os bons resultados na segurança pública são refletidos diretamente no crescimento econômico do estado. Atualmente, Goiás lidera o índice econômico no Brasil, com o maior Produto Interno Bruto (PIB) da história, de R$ 336,7 milhões em 2023, representando um aumento de 4,4% e quase 60% acima da média nacional. “As indústrias estão crescendo, expandindo as ofertas de empregos e a qualidade de vida. Hoje, a realidade é outra em Goiás. Quando se tem segurança, a vida das pessoas fica até mais barata”, concluiu, enfatizando o quanto esse cenário atrai investidores.
Ações sociais
Durante sua participação no quadro Política em Debate, do telejornal Goiás Record, Ronaldo Caiado destacou a importância dos programas sociais para a qualificação da população em extrema pobreza. “Com a qualificação, a pessoa pode se inserir no mercado de trabalho. Isso faz com que Goiás ocupe, hoje, o 1° lugar em diminuição da extrema pobreza no país”, apontou, citando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD ) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, que mostrou uma redução de 84,5% de pessoas nessa faixa de vulnerabilidade.
“Atingir o 1° lugar entre os estados que mais diminuíram a extrema pobreza no país mostra que os programas sociais estão dando certo. Eles estão trazendo as pessoas para a economia, para a emancipação, fazendo com que saiam do processo de dependência do Estado” , comemorou o governador.
Sobre a atuação de militares goianos no atendimento às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, Caiado enfatizou que os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO) permanecerão no estado gaúcho enquanto necessário. “Enviamos imediatamente 21 bombeiros militares, cães farejadores, drones, viaturas e helicópteros. Mandamos também policiais militares e penais previstos, além de mais de 400 toneladas de mantimentos”, informou o governador.
Outro ponto abordado foi o trabalho do Governo de Goiás para a preservação da cabeceira do Rio Araguaia, na divisão com Mato Grosso. “São 5 mil hectares onde estamos cercando as cabeceiras, recuperando as matas ciliares, combatendo as voçorocas, não deixando que o sedimento entre no leito do rio”, explicou Caiado.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés