Uma reportagem publicada pelo jornal O Globo na noite da última terça-feira (28/05) revela que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode apoiar o governador Ronaldo Caiado (UB) na corrida presidencial de 2026. Segundo a publicação, o ex-chefe do Executivo deu sinais de que pode atuar como um “cabo eleitoral” do governador goiano em uma eventual disputa pelo Palácio do Planalto.
De acordo com a reportagem, a resistência inicial de Bolsonaro a Caiado “tem esfriada a olhos vistos”. No começo do ano, Caiado chegou a discutir com o PL a possibilidade de se filiar ao partido, mas a negociação foi vetada por Bolsonaro.
“Bolsonaro mostrava não ter superado o fato de o goiano, que é médico, ter defendido o isolamento social e a vacinação durante a pandemia. Gestos recentes de Caiado, como sua participação em um ato em defesa do ex-presidente em São Paulo, aproximaram os dois,” relata o texto.
Segundo o jornal, Bolsonaro também tem sido aconselhado a fazer gestos públicos em direção a Caiado, sinalizando ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que possui outras opções políticas. “A ideia é não empoderar demais o ex-ministro da Infraestrutura,” afirma a reportagem.
A publicação ressalta, no entanto, que Caiado está “antecipando demais a disputa ao já se colocar como pré-candidato ao Planalto.” É importante lembrar que o governador de Goiás já comunicou ao União Brasil sua intenção de disputar a Presidência em 2026.
Caiado tem intensificado suas agendas de repercussão nacional para tentar viabilizar sua candidatura. Ele também passou a criticar, de forma incisiva, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Escrito e publicado por: Badiiinho Moisés/Com informações do Curta Mais