Pelo segundo ano seguido, Goiás recebeu o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17/6) e marca a primeira vez que um Estado lidera o ranking por dois anos consecutivos.
Goiás obteve a nota A e uma pontuação total de 99,81%, alcançando o melhor desempenho nacional. A premiação foi entregue ao secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, e ao Contador Geral do Estado, Ricardo Borges, durante uma cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. “Este prêmio reconhece o trabalho eficiente da equipe de contadores da Secretaria da Economia e de toda a gestão estadual, refletindo nosso compromisso com a transparência e a qualidade das informações contábeis e fiscais”, destacou o titular da pasta.
Concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional, o Prêmio está em sua segunda edição e visa valorizar a qualidade dos dados fiscais e contábeis dos entes da federação. Já o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal existe desde 2020. “O ranking é resultado de mais de uma centena de cruzamentos de consistência contábil. A premiação visa reconhecer e valorizar o profissional que está na ponta, fortalecendo a fidedignidade das informações contábeis e elevando a transparência em benefício da sociedade”, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira.
O Superintendente Central de Contabilidade e Contador Geral do Estado, Ricardo Rezende, atribui a conquista à competência e dedicação do serviço de contabilidade do Governo e à parceria com todos os Poderes e órgãos autônomos. “Essa premiação é fruto de um conjunto de ações realizadas no Estado, destacando quatro pilares: pessoas qualificadas, processos aprimorados, evolução do sistema contábil e integrações, além da confiança dos gestores e titulares dos Poderes”, reforçou.
Dois municípios goianos também foram premiados: Aparecida de Goiânia e Colinas do Sul, contemplados na categoria de melhor Evolução Fiscal e Contábil por região, conforme o número de habitantes.
Além do secretário Sérvulo Nogueira, estavam presentes pela Secretaria da Economia: Renata Noleto, Secretária-Adjunta; Wederson Oliveira, subsecretário do Tesouro Estadual; Ricardo Borges, Superintendente Central de Contabilidade; Edilene Menezes, Supervisora da Central de Contabilidade; Kátia Rezende, Gerente de Contas Públicas; e Valquíria Andrade, Supervisora da Assessoria de Superintendência Contábil.
Ranking
O Tesouro Nacional iniciou a publicação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal em 2020, com o objetivo de avaliar e classificar a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao Siconfi, estimulando a melhoria contínua da gestão da informação contábil. Goiás evoluiu da 19ª colocação na primeira edição do Ranking para a liderança nos últimos dois anos.
Atualmente, mais de 170 verificações são consideradas na análise dos entes. Desde 2023, o Ranking deu origem ao Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria da Economia – Governo de Goiás