Com o aumento do fluxo na GO-060 devido ao primeiro fim de semana da Romaria do Divino Pai Eterno, especialistas em saúde alertam os fiéis que farão a caminhada entre Goiânia e Trindade. Recomendações incluem o uso de calçados adequados, alongamentos e constante hidratação.
O fisioterapeuta Emanuel Venâncio, do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), destaca a importância de alongar antes, durante e após a caminhada para reduzir dores musculares.
Ele também enfatiza o uso de roupas e calçados confortáveis, além de proteção solar, como protetor, chapéus ou bonés, e óculos escuros, especialmente durante o dia, para evitar queimaduras solares.
Com várias missas e programação festiva, Trindade espera receber cerca de 3 milhões de fiéis, com aglomerações em igrejas e ruas. Pátria Margarida, médica do pronto-socorro do Hetrin, aconselha os participantes a conhecerem suas limitações, descansarem quando necessário e levarem água para hidratação constante.
Ela também recomenda o uso de álcool em gel para higienizar as mãos, destacando que, com o tempo seco, as viroses são mais frequentes e os cuidados devem ser redobrados.
Até 7 de julho, quando a Romaria termina, o Hetrin estará de prontidão 24 horas, podendo encaminhar pacientes para outras unidades, se necessário. Além disso, há serviços de saúde disponíveis no Centro de Apoio ao Romeiro e em tendas médicas espalhadas por Trindade. Em emergências, os fiéis devem acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés