Os moradores da Fazenda São Pedro, localizada na comunidade rural de Boqueirão de Cima, no município de Davinópolis, têm solicitado insistentemente, por meio da loja física em Catalão e pelos canais digitais da Equatorial, a realização de poda de árvores que estão em contato com a fiação de alta tensão. Segundo os moradores, essa situação representa um risco tanto para os animais bovinos quanto para os próprios residentes da área.
Um leitor e seguidor do Badiinho relatou que as solicitações vêm sendo feitas há cerca de quatro meses. No entanto, a empresa tem registrado os pedidos como se fossem para religação de energia, quando, na verdade, a demanda é pela poda de árvores.
Em resposta, a Equatorial Goiás emitiu uma nota informando que, para realizar a poda da vegetação em contato com a rede elétrica no local mencionado, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de energia para garantir a segurança das equipes. Esse serviço está programado para ocorrer amanhã, dia 18.
A distribuidora explicou que a ação a ser realizada é conhecida como “livramento de rede”, que envolve a poda de galhos que estejam a até dois metros de proximidade da fiação. Esse tipo de trabalho deve ser executado exclusivamente por profissionais especializados da companhia.
A Equatorial Goiás também destacou que, caso uma árvore esteja em local ou vias públicas, a responsabilidade pela poda dos galhos é do poder público. Já para vegetação em propriedades particulares, essa obrigação recai sobre o proprietário do terreno.
Ver essa foto no Instagram