Nos últimos anos, Catalão tem experimentado um grande desenvolvimento econômico e populacional, impulsionado pelo crescimento do setor industrial e por sua localização estratégica no estado. Esse cenário tem provocado um aumento no consumo de energia elétrica na cidade. Para atender à demanda crescente, a Equatorial Goiás está implementando um plano de ação abrangente para ampliar a rede elétrica do município.
Somente este ano, a Equatorial Goiás informou que investiu cerca de R$ 4 milhões em obras em Catalão. Foram construídos mais de 25 quilômetros de redes de distribuição, que já estão operacionais, e instalados 352 novos postes. Até o final do ano, estão previstos mais 15 quilômetros de novas redes e a instalação de 193 novos postes, garantindo maior confiabilidade ao sistema.
Segundo Adailson Andrade, superintendente da regional Sul da Equatorial Goiás, as obras ajudam a aliviar a constante demanda por energia elétrica em Catalão, evitando sobrecargas no sistema durante os horários de pico. “Com o aumento no consumo e a elevação das temperaturas, a rede é ainda mais pressionada. Para evitar falhas no fornecimento em algumas regiões da cidade, a concessionária construiu uma nova rede do zero. Com essa iniciativa, buscamos maior estabilidade para Catalão e região, evitando interrupções”, destaca Adailson.
A concessionária planeja construir cerca de 15 quilômetros de novas redes até o fim do ano, como parte de suas medidas para enfrentar as ondas de calor que se iniciam em agosto e afetam a rede elétrica. “Realizamos uma análise da rede de energia do município, identificando pontos críticos, como áreas com infraestrutura precária e locais com histórico de interrupções frequentes. Com base nesses dados, executamos trabalhos importantes, como poda de árvores e substituição de equipamentos antigos por novos, mais modernos e eficientes, reforçando a qualidade do fornecimento de energia”, salienta Michael Farias, gerente de obras da regional Sul da Equatorial Goiás.
Em junho, a companhia entregou um novo alimentador de média tensão no município, beneficiando diretamente cerca de 5 mil clientes nos bairros de captação de água do Ribeirão Pari, Evelina Nour I e II, Cidade Jardim, Residencial Conquista e na zona rural. A entrega incluiu a instalação de 200 postes e equipamentos modernos, que aumentam a segurança do sistema elétrico. “A concessionária está empenhada na reconstrução da rede em Catalão. Além dos reparos emergenciais para solucionar problemas imediatos, nossas equipes já estão trabalhando em um plano estratégico de longo prazo, que inclui a substituição de equipamentos obsoletos e a expansão da capacidade de distribuição para atender à crescente demanda da cidade”, afirma Adailson.
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), publicada na revista científica Nature, mostra que a seca no Cerrado é a pior em pelo menos 700 anos, devido ao aquecimento global, que causa um distúrbio hidrológico. Segundo o Climatempo, agosto terá poucas chances de chuva e tempo muito seco, com temperaturas acima da média no estado. A previsão é de uma forte onda de calor para setembro em Goiás.
No ano passado, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação do sistema elétrico do estado, entregando 426.500 obras, 11% a mais do planejado, incluindo manutenção preventiva, limpeza de faixa, criação de novas redes de média tensão, poda de árvores, trocas de equipamentos, e modernizações de subestações.
A companhia ressalta que o desafio de reconstruir a rede de Goiás continua. Em 2024, o foco permanece na recuperação do sistema elétrico, com um ritmo constante de ações e investimentos. Todo o trabalho pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Equatorial Goiás