Moradores da Rua Geraldo Belo da Silva, anteriormente conhecida como Rua Goiandira, estão enfrentando sérios problemas com um vazamento de esgoto vindo da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Há três dias, a comunidade convive com um odor desagradável, associado a resíduos de urina, devido ao problema de entupimento no sistema de esgoto da universidade.
Assista o vídeo no perfil do Instagram do Blog do Badiinho:
Ver essa foto no Instagram
O Badiinho ouviu a reclamação de comerciantes e residentes da área, que descreveram a situação difícil que estão enfrentando. A Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE) foi informada e enviou uma equipe para avaliar a situação. Rodrigo Paz, da SAE, confirmou que o entupimento no esgoto da UFCAT é causado por resíduos inadequados, como preservativos, absorventes, papel higiênico e borracha.
De acordo com Paz, o esgoto da universidade está ligado à rede da SAE. Quando ocorre o entupimento, os dejetos acabam retornando para as vias públicas, o que agrava o problema. Ele destacou a necessidade urgente de uma campanha de conscientização para alunos e funcionários da UFCAT sobre o uso correto do sistema de esgoto. Sem medidas adequadas, a situação poderá se repetir, resultando em contínuos transtornos para a comunidade local.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés