Catalão, com uma população de 114.427 habitantes e 74.797 eleitores, registrou oficialmente quatro candidatos à prefeitura, conforme o sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos são Velomar Rios (MDB), Renato Ribeiro (PL), Elder Galdino (Republicanos) e Maria Moura (PT).
Velomar Rios (MDB)
Velomar Rios, do MDB, é apoiado pelo prefeito Adib Elias, pelo deputado estadual Jamil Calife (PP), deputado federal José Nelto (UB), vice-governador Daniel Vilela e pelo governador Ronaldo Caiado. A sua coligação é composta pelos partidos PP, MDB, PODE, PMB, UNIÃO BRASIL, SOLIDARIEDADE e PSD. Ele conta com quatro chapas completas de candidatos a vereadores.
Renato Ribeiro (PL)
Renato Ribeiro, candidato do PL, está em coligação apenas com o partido Novo. Ele registrou duas chapas de vereadores, uma completa pelo PL com 18 candidatos e outra com 16 candidatos pelo Novo.
Maria Moura (PT)
Maria Moura, do PT, conta com uma coligação composta pela Federação BRASIL DA ESPERANÇA (PT/PC do B/PV), Federação PSOL REDE (PSOL/REDE) e PSB. Até agora, ela apresentou duas chapas de vereadores, uma com 16 candidatos pelo PT e outra com 3 pelo PSOL.
Elder Galdino (Republicanos)
Elder Galdino, do Republicanos, está em coligação com os partidos PDT, PRD, AVANTE e a Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA). Ele registrou três chapas de vereadores, cada uma com 18 candidatos, e outra com 16 nomes. A equipe de comunicação do candidato informou que mais duas chapas foram registradas na noite de quarta-feira (14/08). Esta informação foi confirmada por Marco André de Ávila, técnico judiciário do Cartório da 8ª Zona Eleitoral de Catalão, que solicitou um novo contato na sexta-feira (16/08) para atualização dos dados.
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até essa data, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto é considerada irregular e sujeita a multa. Este dia também é o prazo final para que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) listem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita nos municípios sem emissoras de rádio e TV, se requisitado.
O TSE definiu que cada candidato a prefeito em Catalão poderá gastar até R$ 1.770.426,20 em suas campanhas.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés