spot_img
InícioBrasil de lutoAdeus ao homem do Baú: Silvio Santos, maior ícone...

Adeus ao homem do Baú: Silvio Santos, maior ícone da televisão brasileira morreu aos 93 anos

Silvio Santo foi o maior empreendedor e apresentador da televisão brasileira. *1930 +2024

Na madrugada deste sábado (17/8), o Brasil se despede de um dos maiores ícones da televisão brasileira, Silvio Santos, que faleceu aos 93 anos. O apresentador estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ter sido internado no início de agosto, pouco tempo depois de ter recebido alta médica por conta de um quadro de H1N1.

Legado Familiar

Silvio Santos deixa um legado incomparável, sendo sucedido por suas seis filhas, que continuarão a conduzir o SBT, a emissora que ele fundou e que se tornou uma referência na TV brasileira.

A Trajetória do “Homem do Baú”

Silvio Santos, cujo nome de batismo é Senor Abravanel, é uma figura central na história da televisão no Brasil. Com uma carreira de mais de seis décadas, ele passou por várias emissoras de destaque, incluindo a Rede Globo, até finalmente criar sua própria rede de televisão, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

A vida de Silvio Santos é digna de roteiro de cinema ou série, tanto que sua trajetória inspirou o seriado “O Rei da TV” e será retratada em um filme que tem lançamento previsto para 5 de setembro.

Nascido no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930, filho de Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor começou a trabalhar ainda jovem para ajudar sua família. Um dos momentos mais marcantes de sua juventude foi o período em que trabalhou como camelô nas ruas da capital carioca, vendendo capas para Títulos de Eleitor.

O Início na Televisão

O nome artístico “Silvio Santos” surgiu quando Senor percebeu que a carreira no rádio e na televisão poderia ser uma forma de aumentar seus rendimentos. Sua grande oportunidade veio em 1962, quando, em parceria com Manoel da Nóbrega, estreou na TV Paulista com o programa “Vamos Brincar de Forca”. No ano seguinte, Silvio estreou o “Programa Silvio Santos”, que se mantém no ar desde 1963.

De acordo com Maurício Stycer, biógrafo do apresentador e autor do livro “Topa Tudo Por Dinheiro”, Silvio viu na televisão e no rádio uma oportunidade de expandir seus negócios e, eventualmente, ter seu próprio canal.

Criação do SBT

Encorajado pelo sucesso na televisão, Silvio Santos decidiu fundar sua própria rede de TV. Em 1976, o então presidente Ernesto Geisel concedeu-lhe a TVS (TV Studios) do Rio de Janeiro. Cinco anos depois, em 1981, nascia o SBT.

No SBT, Silvio Santos revolucionou a televisão brasileira com um estilo único de programação. Ele inovou ao oferecer uma grade de programação diferenciada, com pouco espaço para o jornalismo e um enfoque em programas populares e entretenimento, incluindo a introdução do seriado “Chaves” e das novelas mexicanas ao público brasileiro.

Além disso, o SBT foi o palco para o lançamento de diversos talentos da televisão, como Gugu Liberato, Celso Portiolli, Eliana, Mara Maravilha, e mais recentemente, Maisa e Larissa Manoela.

A Surpresa na Política

Em 1989, na primeira eleição presidencial do Brasil após o fim da ditadura militar, Silvio Santos surpreendeu o país ao anunciar sua candidatura à Presidência da República. Com menos de um mês para o primeiro turno, o Partido da Frente Liberal articulou sua candidatura pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), com Marcondes Gadelha como vice.

A entrada de Silvio Santos na corrida presidencial causou um grande impacto, chegando a alcançar 30% das intenções de voto, segundo pesquisas da época. No entanto, sua candidatura foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por não cumprir os prazos legais, e em 9 de novembro de 1989, a chapa Silvio Santos-Marcondes foi barrada.

A eleição presidencial de 1989 foi vencida por Fernando Collor de Mello.

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do Portal Metrópoles

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -