Escrito por: Badiinho Filho
Na manhã de ontem, segunda-feira (11), vários veículos de comunicação de Catalão participaram da reunião convocada pelo Ministério Público. Além da imprensa, participaram da reunião, Capitão Carvalho, representando o 18º Batalhão de Polícia Militar, Cleiber Antônio, representando a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC), o delgado regional da Polícia Civil, Jean Carlos Arruda, representantes da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semmac), além do Juiz da 8º Zona Eleitora, Doutor Everton Pereira Santos e o promotor eleitoral, Doutor Fábio Santesso Bonnas.
A reunião mais foi para um aconselhamento, para os veículos de comunicação que estiveram presentes, incluindo TV, emissoras de rádio, jornais impressos, sites e blogs, para que tenham cautela durante o processo eleitoral, evitando ofensas que denigrem a imagem dos candidatos.
“Existem uma série de recomendações, essa reunião foi uma iniciativa do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral, inicialmente com a imprensa em geral, incluindo os sites e blogs, patrocinados ou não, cujo o objetivo é esclarecer algumas condutas que são vedadas, o que é permitido.” Disse Everton Santos, Juiz Eleitoral da 8ª Zona.
A internet, existem duas formas. Existe a rede social que é individual, não tem exploração comercial e existe a rede social, como os blogs, o quais existem a questão comercial. Os blogs que existe a comercialização de espaço, tem que ter igualdade entre os candidatos. Quanto a crítica, ela tem que ser uma crítica harmoniosa, não pode ser crítica depreciativa, ou de forma a criar uma situação que prejudique determinados candidatos. Concluiu o Promotor Eleitora Fábio Bonnas.
Reunião com os candidatos
Após a reunião com a imprensa, aconteceu uma reunião com os candidatos de Catalão, com o mesmo assunto discutido. Os candidatos Adib Elias do PMDB, Giovanni Cortopassi do PHS, Rodrigo Carvello do SDD, enviaram seus representantes. O único candidato presente na reunião, era Diorivan do PSB, que estava acompanhado de seu assessor jurídico. Gustavo Sebba do PSDB não participou e não foi registrada a presença de representante.
Na reunião com os candidatos, não foi permitido a presença da imprensa.