Uma nova pesquisa do Instituto Serpes, encomendada pelo jornal O Popular e divulgada na noite de sexta-feira (6), mostra um cenário de empate na corrida pela Prefeitura de Goiânia. O levantamento revela o crescimento das intenções de voto para o deputado Sandro Mabel (UB), que agora empata tecnicamente com Adriana Accorsi (PT) e Vanderlan Cardoso (PSD).
Na pesquisa estimulada, Mabel aparece com 20,5% das intenções de voto, seguido de perto por Vanderlan, com 20%, e por Adriana Accorsi, que registra 19,1%. A margem de erro coloca os três em uma situação de empate técnico.
No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são mencionados, Accorsi lidera com 14,8%, enquanto Mabel tem 14,5% e Vanderlan aparece com 11%. Isso indica que Adriana Accorsi mantém uma presença forte na memória dos eleitores.
Apesar de sua liderança na pesquisa espontânea, Adriana também enfrenta um alto índice de rejeição: 23,5%, o segundo maior entre os candidatos. O atual prefeito, Rogério Cruz (PSD), lidera a rejeição com 31,4%, seguido por Fred Rodrigues (PL), com 10,6%.
A pesquisa também simulou cenários de segundo turno. Em uma disputa entre Vanderlan e Adriana, o senador venceria com 45,8% contra 30,1%. Se o confronto fosse entre Mabel e Adriana, o deputado teria 43,6% das intenções, enquanto Accorsi chegaria a 33,3%. Em ambos os cenários, 12,6% dos eleitores afirmaram que anulariam o voto, e cerca de 11% se declararam indecisos.
O levantamento entrevistou 601 eleitores e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO-07357/2024.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do Diário de Goiás