Entre a última sexta-feira (06) até o início da madrugada desta segunda-feira (09/09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a ‘Operação Catalão Seguro’, com o objetivo de prevenir acidentes graves, especialmente nas proximidades de uma festa universitária realizada às margens da rodovia. A operação contou com reforços de policiais vindos de Jataí, Porangatu e Morrinhos.
O balanço da operação revelou dados alarmantes, com 23 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, detectados por meio do teste do bafômetro. Ao todo, cerca de 500 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia.
Quatro desses motoristas foram presos por apresentarem níveis de álcool expelido pelos pulmões acima do limite legal, que é de 0,34 mg/l. No sábado, 7, um homem de 26 anos foi flagrado dirigindo um Volkswagen Gol sem habilitação, com um índice de 0,38 mg/l. Já no domingo, 8, outro homem, também de 26 anos, foi pego dirigindo um Volkswagen Novo Gol com um índice de 0,64 mg/l.
O caso mais grave aconteceu na madrugada de sábado para domingo, quando um jovem de 25 anos, ao sair da festa, colidiu sua motocicleta em uma placa de trânsito. Ele foi socorrido pela concessionária ECO 050 e levado para a Santa Casa de Catalão. A PRF constatou que a motocicleta tinha sinais identificadores adulterados, e o teste de bafômetro realizado no hospital apontou 0,81 mg/l de álcool. Após receber alta médica, o homem foi preso.
Todos os detidos foram encaminhados à central de flagrantes de Catalão. Dois deles pagaram fiança e responderão em liberdade. O condutor da motocicleta, no entanto, foi levado ao presídio, sem direito a fiança, devido ao crime de adulteração de veículo.
Ao longo do final de semana, a PRF aplicou mais de 300 multas, sendo 23 por embriaguez ao volante. Cada multa foi no valor de cerca de R$ 3 mil, e os motoristas podem ter suas carteiras de habilitação suspensas por um ano, além de precisar passar por um curso de reciclagem para voltar a dirigir.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés