No último domingo, 6 de outubro de 2024, duas das três emissoras de rádio de Catalão foram retiradas do ar por decisão da Justiça Eleitoral. A medida foi tomada em resposta a denúncias que alegaram o uso indevido de suas programações.
As emissoras foram acusadas de ultrapassar os limites do debate político legítimo em seus programas. A Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir um pleito equilibrado e justo, determinou a suspensão temporária das programações por um período de 12 horas. Em caso de descumprimento, as rádios estariam sujeitas a uma multa de R$ 150 mil por cada hora de funcionamento antes do prazo estipulado na decisão.
Segundo a Justiça Eleitoral, a medida visava garantir que os tivessem acesso a informações imparciais, preservando a integridade do processo eleitoral.
Diante dessa situação, apenas uma emissora de rádio ficou no ar durante todo o dia de eleição e durante a apuração dos votos: a Rádio Cultura, 101.1 FM, que emitiu uma nota sobre o ocorrido.
Nota Oficial da Rádio Cultura, 101.1 FM:
A Rádio Cultura, 101.1 FM, é sinônimo de confiança e seriedade! Estamos orgulhosos de informar que não fomos alvo de multas ou deliberações da Justiça Eleitoral. Fomos a emissora escolhida para gerar os programas eleitorais gratuitos, reforçando nossa responsabilidade e compromisso com um jornalismo de qualidade.
Na cobertura das eleições municipais e durante a apuração dos votos, fomos a única rádio no ar, destacando-nos pela nossa seriedade e dedicação. Nossa linha editorial é sempre pautada pela imparcialidade, ética e compromisso com nossa importante audiência.
A Rádio Cultura se consolida, cada vez mais, como a rádio preferida de Catalão e região. A Cultura é a voz de toda a comunidade! Obrigado por nos escolher e confiar em nosso trabalho!
Rádio Cultura, 101.1 FM – O jornalismo que você confia!
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés