spot_img
InícioEleições 2024Balanço das Eleições 2024: Juiz destaca medidas contra abusos...

Balanço das Eleições 2024: Juiz destaca medidas contra abusos de rádios e a divulgação de notícias falsas

Em um bate-papo exclusivo com Badiinho, o juiz eleitoral Marcos Vinícius Ayres Barreto fez um balanço das Eleições 2024 em Catalão e destacou as principais ações tomadas ao longo da campanha e no dia da votação. Uma das medidas de maior repercussão foi a suspensão das programações de duas emissoras de rádio na cidade – Nova Liberdade e Sucesso FM –, que violaram normas eleitorais ao favorecer candidatos específicos. Segundo o juiz, ambas as rádios foram multadas e tiveram suas programações interrompidas por 12 e 10 horas, respectivamente, retornando ao ar apenas após o fechamento das urnas.

O juiz enfatizou que a Justiça Eleitoral tem o papel de garantir a igualdade de condições entre os candidatos, evitando abusos como os ocorridos nas rádios, que promovem os candidatos de forma indevida com base em pesquisas eleitorais duvidosas.

Marcos Vinícius destacou ainda a importância do apoio da equipe do cartório eleitoral, dos técnicos de urna e dos colaboradores durante todo o processo eleitoral, o que permitiu a resolução rápida de problemas técnicos que surgiram no dia da votação, como falhas em algumas urnas eletrônicas.

Sobre o número elevado de abstenções, o juiz entende que essa é uma tendência preocupante, possivelmente reflexo do desalento dos eleitores com a política. Ele ressaltou que a flexibilização do domicílio eleitoral pode contribuir para essas manifestações, já que muitos eleitores transferiram seu título, mas acabaram não comparecendo no dia da votação.

Outro ponto abordado foi o impacto das notícias falsas e do uso de inteligência artificial nas eleições. Ele destaca que, apesar de ser um desafio, o rastreamento de conteúdo na internet tem sido mais eficaz nos últimos anos.

Por fim, o juiz Marcos Vinícius afirmou que, em comparação com muitos anteriores, as Eleições 2024 foram mais tranquilas, com menos polarização entre os candidatos e menos intercorrências. Ele comparou a calmaria deste pleito com a eleição de 2016, marcada por um cenário político mais acirrado. 

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés 

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -