Após 169 dias sem chuva, o município de Catalão, no sudeste goaino, finalmente registrou compr na tarde de ontem (8/10). Este é o maior período de seca na região desde 1961, conforme dados meteorológicos. Até o momento, o acumulado de chuva no mês de outubro já atingiu 20,4 mm. Além da tão aguardada chuva, foram registradas rajadas de vento de até 44,64 km/h, trazendo uma mudança no clima local.
De acordo com o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, o tempo deve permanecer instável ao longo da semana. A previsão é de que o avanço de uma frente fria, associado à formação de áreas de instabilidade, traga mais chuvas, que podem ser acompanhadas por ventos fortes, raios e, em alguns momentos, granizo.
Outro dado climático relevante ocorreu nos dias 3 e 4 de outubro, quando Catalão registrou as temperaturas mais altas dos últimos 63 anos, com as tarifas marcando 40,4ºC. Um período de estimativa semelhante foi registrado em 1963, reforçando a excepcionalidade das condições climáticas atuais.
Com a chegada da chuva, as temperaturas tendem a diminuir gradativamente, trazendo ruptura para o forte calor que atingiu a região nos últimos dias. Além disso, os índices de umidade relativos devem ser aumentados, melhorando as condições atmosféricas.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés