Uma forte tempestade atingiu Três Ranchos na tarde deste sábado (12), causando diversos estragos pela cidade. Ventos com velocidade entre 78 e 90 km/h, de acordo com a Escala de Beaufort, provocaram a queda de árvores e destelharam o ginásio municipal, além de outros danos significativos. A tempestade também trouxe granizo, ampliando o impacto sobre o município.
Ver essa foto no Instagram
Entre os prédios mais atingidos, além do ginásio ao lado da prefeitura, estão a Escola Municipal, o CRAS e o CREAS, que sofreram diversas variações. Além disso, uma empresa familiar, uma Marcenaria, localizada em frente a rodoviária da cidade, teve parte de sua estrutura destruída, resultando em um prejuízo estimado de R$ 60 mil.
Ver essa foto no Instagram
No lago, algumas pessoas que estavam em embarcações foram surpreendidas pela tempestade, mas, felizmente, não houve feridos. A formação da tempestade foi causada por áreas de instabilidade associadas à chegada de uma frente fria, que gerou nuvens do tipo cúmulo-nimbos. O contraste térmico – a combinação de calor e umidade em uma atmosfera quente – foi determinante para potencializar esse evento climático.
Segundo o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, a segunda quinzena de outubro deverá ser marcada por tempo instável, com dispersão de chuvas irregulares e, em alguns momentos, bem distribuídas. Essas características poderão ser acompanhadas por rajadas de vento, raios e, eventualmente, granizo.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés