Na tarde desta sexta-feira (18), um passeio em família quase terminou em tragédia no Lago Azul, em Três Ranchos. Uma embarcação que transportava uma família (5 pessoas), incluindo uma criança de apenas 1 ano e 6 meses, afundou. Haviam duas lanchas próximas, sendo que uma estragou e outra chegou mais próxima das pessoas no lago, nessa última estavam Luis Gustavo Felício (piloto) e o professor Thiago Jabur da UFCat, que nos relatou o resgate.
Segundo Thiago, ele passeava na lancha de um amigo quando avistaram algo estranho na água: uma boia flutuante (na verdade era o tanque de combustível da canoa que afundou). Ao se aproximar, percebeu que uma família estava em apuros. O pai da criança acenava por socorro enquanto segurava a bebê nos braços. A pedido do piloto Thiago pulou na água e resgatou primeiro a criança, colocando-a com segurança em sua lancha junto com o restante da família, aguardando a chegada dos bombeiros.
De acordo com as informações apuradas, a família estava em uma canoa que havia saído da região de uma chácara próxima de Araguari, em Minas Gerais. Durante o trajeto, o piloto da embarcação se perdeu e ficou sem combustível na prainha. Após conseguir reabastecer com ajuda de pessoas da prainha, tentaram retomar o percurso, mas o barco começou a afundar, levando todos os pertences, incluindo galão de água, celulares, roupas, carvão e um GPS, para o fundo do lago.
O Corpo de Bombeiros de Catalão informou que foi acionado, mas, ao chegar ao local, a família já havia sido retirada da água. A equipe de mergulhadores deverá retornar ao lago para realizar a retirada da embarcação submersa.
Apesar do susto, todos os ocupantes passam bem. O episódio destaca a importância do uso de coletes salva-vidas e da manutenção regular das embarcações para evitar acidentes.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés