Neste sábado, 2 de novembro, Dia de Finados, os Cemitérios de Catalão se preparam para receberem um grande número de visitantes. Giovanni Franco, diretor do Centro de Endemias, destaca a preocupação com o aumento de casos de dengue neste período chuvoso. “Esse ano já registramos quase 6 mil casos em Catalão, e a combinação de chuva e sol favorece o acúmulo de água, ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, comenta.
Franco orienta os visitantes a evitarem recipientes que acumulem água, como vasos e pratinhos. Ele explica que após o feriado, equipes de endemias realizarão vistorias nos cemitérios para prevenir focos do mosquito. Além disso, o diretor reforça a importância de os moradores cuidarem de seus quintais e terrenos vazios, pois pequenos objetos abandonados podem se tornar criadouros.
Leia também:
-Cemitério de Catalão passa por limpeza completa para o Dia de Finados
-Lar São Vicente de Paula realiza ações no Dia de Finados e convida comunidade a participar
A Prefeitura de Catalão já iniciou um mutirão de limpeza, passando por bairros como Primavera e Jardim Paraíso. Caminhões recolhem materiais que possam acumular água. “A colaboração da população é fundamental para fecharmos o ano com menos casos e sem óbitos”, enfatiza Franco.
Ele também pede que a população receba bem os agentes de endemias, que estão identificados com crachás e uniformes, para realizar inspeções nas residências. “Esses profissionais são treinados para identificar focos do mosquito e orientar os moradores a manterem seus ambientes seguros”, finaliza.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés