A cidade de Catalão e municípios vizinhos, assim como outras áreas do estado de Goiás, enfrentam um período de intensas chuvas. Na tarde de segunda-feira, 4 de novembro, Catalão registrou um acumulado de 19,2 mm de precipitação. No mesmo dia, a 23ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Ipameri emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas acima da média em diversas regiões de Goiás, incluindo Catalão, onde a previsão para terça-feira, 5 de novembro, aponta um acumulado entre 71 mm e 100 mm.
O professor Rafael de Ávila, climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), informou que o acumulado de chuva em Catalão nos primeiros cinco dias de novembro foi de 62,5 mm. Segundo ele, entre segunda e quinta-feira desta semana, a combinação de calor e umidade continuará favorecendo pancadas de chuva de forma irregular, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios. A partir de sexta-feira, 8 de novembro, e durante o fim de semana, uma frente fria deve avançar, aumentando o volume de chuvas ainda mais em Catalão e nas demais regiões de Goiás.
No mês passado, outubro de 2024, o acumulado de chuva foi de 120,9 mm em Catalão e 250,8 mm em Ipameri, conforme dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Informações fornecidas por: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés