O Blog do Badiinho entrevistou Geraldo Vieira Rocha, presidente do Sindicato dos Comerciantes Varejistas de Catalão (Sindilojas) e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), para entender as mudanças no funcionamento do comércio para as vendas de fim de ano. Segundo Geraldo, o horário estendido será adotado a partir de 16 de dezembro, com lojas funcionando das 8h às 22h até o dia 23, visando facilitar as compras de Natal. No dia 24, véspera de Natal, as lojas fecharão mais cedo, às 18h.
Esse acordo coletivo, feito entre o Sindilojas e o Sindicom (sindicato dos trabalhadores do comércio), estabelece também as condições para que as empresas operem em feriados e datas comemorativas, garantindo que todos estejam de acordo com a convenção.
Leia também:
-Sindcom define acordos e horários de funcionamento do comércio para o Natal em Catalão
Benefícios para empresários e trabalhadores
Geraldo destacou que a convenção coletiva é essencial para equilibrar os direitos e deveres de ambas as partes, tendo “força de lei” para reger as relações de trabalho. A adequação dos horários durante o período de festas, por exemplo, é uma forma de evitar o desgaste tanto dos empresários quanto dos funcionários.
Desafios e incentivos ao comércio local
Geraldo também abordou os desafios enfrentados pelo setor varejista, como a concorrência com o e-commerce e os efeitos da recessão econômica. Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Catalão (CICCDL), o Sindilojas aposta em campanhas e sorteios de prêmios para atrair clientes às lojas físicas. Ele garantiu que novas ações estão previstas para o final do ano, ainda em negociação com a Federação do Comércio.
Mensagem de incentivo ao comércio local
Por fim, Geraldo reforçou a importância de consumir no comércio local, destacando que isso ajuda a fortalecer a economia de Catalão e beneficiar toda a região, que depende dessa atividade comercial. Ele acredita que, apesar das dificuldades, o Natal deste ano será positivo para os empresários.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés