spot_img
InícioDestaqueSindicato Metabase denuncia pressão na CMOC e demissões na...

Sindicato Metabase denuncia pressão na CMOC e demissões na Manserv; acordo coletivo ainda não foi fechado

A diretoria do Sindicato Metabase realizou, no dia 11 de novembro de 2024, uma assembleia no terminal da CMOC para discutir as pautas de interesse dos trabalhadores das empresas CMOC, Manserv e Simak. A CMOC ainda não apresentou proposta para a renovação do acordo coletivo de trabalho, enquanto a Manserv iniciou o processo de demissão dos funcionários sem qualquer negociação com o sindicato. Já a Simak também não apresentou uma proposta para o acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Leia também:

EUROCHEM e Sindicato Metabase acordaram benefícios colocando fim ao movimento grevista

O presidente do Metabase, Diego Hilário, expressou firmeza em sua posição: “Não toleramos desrespeito ao trabalhador que representamos. Vamos lutar para manter os empregos dos companheiros da Manserv, visto que a empresa tem outras operações na região. Na CMOC, o gerente de RH tem pressionado os tra

balhadores, e vamos intensificar as mobilizações nas portas das unidades até que a situação seja resolvida. Quanto à Simak, estamos preparados para realizar paralisações, se necessário, para assegurar o acordo de PLR.”

Em entrevista recente ao Blog do Badiinho, Hilário ressaltou a importância dos acordos para a economia local: “As mineradoras são fundamentais para a cidade, gerando emprego para cerca de três mil trabalhadores diretos que gastam seus salários aqui, movimentando a economia de Catalão. Esses acordos injetam aproximadamente 200 milhões de reais por ano na economia local. Nossa luta é pela manutenção e ampliação desses benefícios, que garantem maior poder de compra para os trabalhadores e fortalecem a economia da cidade.”

Ele também destacou os desafios das negociações. “Tivemos uma reunião inicial, e as empresas propuseram corrigir salários e benefícios pelo INPC, mas consideramos isso insuficiente. Queremos aumento real de salário e melhorias nos vales-alimentação. No caso da Manserv, estamos negociando para garantir que os trabalhadores que atinjam as metas recebam um bônus de dois salários na PLR, e se a empresa não ceder, iniciaremos um movimento grevista a partir de 18 de novembro.”

Para Hilário, a PLR é uma conquista significativa, permitindo que os trabalhadores obtenham um bônus que pode ser usado para diversas finalidades, como trocar de carro, viajar ou quitar dívidas, o que também impacta a economia local. “Nada mais justo que a empresa dividir um pouco dos lucros com os trabalhadores que se dedicam dia após dia para alcançar esses resultados.”

O Metabase espera concluir os acordos até o início de dezembro, mas Hilário enfatiza que, se necessário, o sindicato está preparado para prolongar as mobilizações, garantindo que a defesa dos direitos dos trabalhadores seja prioridade.

Diego Hilário, presidente do Sindicato Metabase durante assembleia geral na mineradora CMOC. Foto: Divulgação/Facebook – Metabase

 

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés 

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -