A Federação Goiana de Futebol (FGF) iniciou oficialmente a próxima edição do Campeonato Goiano ao realizar, na última sexta-feira (22), o Conselho Técnico. O evento reuniu dirigentes da entidade e representantes das 12 equipes que disputarão o torneio em 2025.
Os clubes confirmados para a competição incluem Atlético Goianiense (atual tricampeão), Vila Nova, Aparecidense, Goiánia, Goiás, Anápolis, Goiatuba, Goianésia, Jataiense, CRAC de Catalão, Inhumas e Abecat Ouvidorense. A disputa começará no dia 15 de janeiro, e a decisão está marcada para o dia 30 de março.
A organização manteve a fórmula de disputa tradicional. Na primeira fase, as equipes jogam em turno único e acumulam pontos em uma tabela geral. As oito melhores classificações avançam para a segunda fase, que segue o sistema eliminatório com jogos de ida e volta nas quartas de final, semifinal e final. Além disso, a FGF organizou os mandos de campo para os principais clássicos da primeira fase: Vila Nova x Goiás (mando colorado), Atlético x Vila Nova (mando atleticano) e Goiás x Atlético (mando esmeraldino).
Novidades para 2025
Durante o evento, a Federação apresentou inovações que prometem tornar a edição de 2025 memorável. Por exemplo, a bola oficial do campeonato será fornecida pela Uhlsports, que também abastece os Brasileirões das Séries B, C e D, além de competições europeias.
Outro destaque é a ampliação do uso do árbitro de vídeo (VAR). Mais partidas contarão com o Dartfish VAR System, homologado pela FIFA, o que aumentará a precisão e a segurança nas decisões da arbitragem.
Além disso, o Campeonato Goiano 2025 se consolidará como o primeiro regional Carbono Neutro do Brasil. A campanha Goianão ESG irá compensar as emissões de carbono geradas durante a competição com o plantio de árvores. Dessa maneira, a entidade também promoverá ações de conscientização ambiental envolvendo clubes e torcedores.
Campeão do Interior
A FGF criou uma premiação especial para o Campeão do Interior. Se uma equipe do interior disputa a final do estadual, ela recebe automaticamente o título de campeã do interior, independentemente do resultado. Contudo, se nenhuma equipe do interior chegar à final, as duas melhores colocadas após as fases iniciais disputam o título em jogos de ida e volta, paralelamente às finais do Goianão.
Premiação
A Federação também divulgou os prêmios financeiros. Por exemplo, o campeão do Campeonato Goiano receberá R$ 400 mil, enquanto o Campeão do Interior será premiado com R$ 200 mil.
Com essas definições e inovações, a FGF reafirma seu compromisso em fortalecer o futebol goiano. Dessa forma, busca aumentar a relevância e a sustentabilidade do campeonato estadual.