Em 2023, Goiás produziu 3,7 mil toneladas de pequi, segundo o Agro em Dados de novembro. O volume representa um crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior, alcançando o maior registro histórico no estado.
Os municípios que mais extraíram o fruto foram Sítio d’Abadia (989 toneladas), Damianópolis (599 toneladas) e Mambaí (385 toneladas), localizados no Nordeste goiano. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, destacou o potencial transformador da atividade na região.
“A produção de pequi pode impulsionar o crescimento econômico de áreas pouco exploradas. Isso gera mais empregos e melhora a renda de populações carentes”, afirmou o secretário.
O aumento na produção de pequi foi o principal responsável pelo crescimento dos alimentos extraídos no estado em 2023. Esse avanço também elevou o valor total da extração vegetal em Goiás.
Dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023, do IBGE, revelaram que o pequi gerou R$ 5,65 milhões em valor de produção. Esse montante corresponde a 37,1% do valor total da extração vegetal no estado.