Escrito por: Badiinho Filho
A política da cidade de Catalão desde 2000 é considerada emblemática, devido a disputa entre dois líderes, Adib Elias (PMDB) e Jardel Sebba (PSDB). Os dois nomes protagonizam o cenário político na cidade a mais de 14 anos, os quais Adib e Jardel se enfrentaram nas eleições de 2004, ano em que Adib Elias (PMDB) se reelegeu prefeito de Catalão com uma diferença esmagadora em cima de Jardel. Em 2008, sem poder se candidatar mais a prefeito, pois já havia se reelegido na disputa anterior, aliados de Adib falavam pelos quatro cantos da cidade que ele poderia colocar um poste para ser o seu sucessor, que apoiado pelo prefeito Adib na época, seria eleito sem dificuldades. Realmente não eram, tanto que, Adib Elias (PMDB) pegou o desconhecido Velomar Rios, fazendo com que ele se tornasse prefeito de Catalão naquele ano, disputando com nada mais nada menos, com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa pela segunda vez, Jardel Sebba (PSDB).
No ano de 2012, ano em quem o desgaste dos 12 anos de administração do PMDB batia no teto, erros de composição da coligação, falta de estrutura financeira e auto confiança da garantia de que, Adib Elias (PMDB) seria eleito prefeito novamente apenas com o peso de seu nome, fez com que o peemedebista perdesse a disputa para o tucano Jardel Sebba (PSDB), que montou estrutura que candidatos a governador não tiveram nas eleições deste ano.
Desde sua derrota, Adib Elias (PMDB) teve e tem dura tarefa de juntar os cacos, pois afinal a tinta de sua caneta secou, fazendo com que vários de seus aliados pousassem em ninho tucano, para usufruir das benesses do poder. Exemplo maior, foram os próprios vereadores de seu partido, que rejeitaram partes de suas contas quando prefeito. Sem apoio de grande parte dos seus aliados, Adib Elias (PMDB) conseguiu o apoio popular, que lhe deu significante votação para o cargo de deputado estadual, sendo o 12º deputado estadual de Goiás mais votado com 36.715 votos. Deste total, 23.639 dos votos saíram de Catalão.
Por parte do prefeito Jardel Sebba (PSDB), que vive uma realidade aprovada por ele e por quem está ao seu redor, foi reprovada pela população de Catalão. O fato foi comprovadamente constatado nas urnas, onde Gustavo Sebba (PSDB), seu filho, recebeu 9.637 votos em Catalão, cerca de 14 mil a menos que Adib Elias (PMDB). Novamente com uma estrutura que elegeria até dois deputados federais em uma coligação, Gustavo Sebba (PSDB) foi eleito com 33.060 votos, o 19º mais votado em todo o estado.
O governador Marconi Perillo (PSDB), peça fundamental na eleição de Jardel Sebba (PSDB) em 2012, também foi derrotado nas urnas da 8ª Zona Eeleitoral, com uma diferença bastante significativa. O tucano teve 22.050 votos, 35,35% dos votos válidos, contra 26.073 votos, 47,07% dos votos válidos de Iris Rezende do PMDB, que colocou mais de 4 mil votos na frente do tucano.
Com os resultados das urnas, Catalão volta a ter dois deputados estaduais, Adib Elias (PMDB) e Gustavo Sebba (PSDB), mas sem muito entusiasmo por parte da população, pois a briga familiar deve continuar. A esperança do eleitor de Catalão, é a abertura de espaço para o surgimento de uma nova força política para as eleições municipais de 2016.