spot_img
InícioNotíciasMulheres de Davinópolis aprendem a produzir doces caseiros

Mulheres de Davinópolis aprendem a produzir doces caseiros

Escrito por: Natália Manfrin (Assessora de Comunicação/Sefac)

Sefac
“As participantes aprenderam a produção de compotas, geleias e doces cristalizados”

Cerca de 20 mulheres participam do curso de fabricação de doces caseiros oferecido pela Serra do Facão Energia S.A. em parceria com a Prefeitura de Davinópolis, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na última semana.

A produção de doces caseiros existe no Brasil desde a época do império. Porém, com o passar do tempo, a atividade que se destinava apenas ao aproveitamento das frutas da colheita e conservá-las nas entressafras se tornou uma boa alternativa de complementação de renda. Com o aumento da procura de produtos orgânicos a fabricação de doces artesanais também cresce e ganha mercado.

A instrutora Maria Rita da Silva comentou que o segmento pode ser bem lucrativo. “O fato de ser caseiro e feito com os produtos locais torna o doce mais saudável e saboroso, além de não conter a adição de qualquer conservante”.

Mamão, abacaxi, limão, melancia, maracujá, batata-doce e laranja foram as matérias-primas usadas durante as aulas para geleias, compotas, doces cristalizados e balas.

A dona de casa Leonora Pereira da Silva Coelho (48 anos) desconhecia várias técnicas ensinadas e ficou surpresa com o uso da casca da melancia. “Fiquei encantada com o doce da casca da melancia, nunca pensei que poderíamos reaproveitar e que ficaria saboroso”, contou.

Além da fabricação, as participantes conheceram noções de higienização do local de trabalho, manipulação correta dos alimentos e dicas de comercialização.

 “Sei que as balas de mamão maduro, batata-doce, além da cocadinha vão fazer sucesso na festa de oito anos do meu neto, no próximo mês”, comentou satisfeita Sebastiana Xavier de Noronha (61 anos). Disse também que num futuro próximo pretende começar a vender os doces para obter uma renda extra.

No encerramento do curso, todos os participantes receberam certificado.

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -