Escrito por: Badiinho Filho (Fonte: Portal Catalão)
Alguns moradores da comunidade rural Macaúba, estão realizando um ato de manifesto, as margens da BR 050, cerca de 15 Km de Catalão onde estão acampados desde a última sexta-feira (29).
A intenção da manifestação é chamar a atenção das mineradoras, que segundo eles, estão instaladas na região, devido ao impacto que vem causado pelas empresas. “Temos impactos na transformação de paisagens, expansão da floresta de eucaliptos, risco de contaminação de água e mata-burros estragados pelo intenso tráfego de caminhões. É um conjunto de questões que nos levaram a tomar tal iniciativa”. Disse Ricardo Assis, pesquisador da Universidade Federal de Goiás em entrevista ao site Portal Catalão.
O acampamento que está funcionando diuturnamente e, cerca de 100 pessoas já passaram por lá. No local, também está sendo discutido os inúmeros problemas enfrentados já há algumas décadas.
“Entramos em contato com as mineradoras e estamos esperando que alguém venha conversar conosco e resolva questões como o mata-burro que dá acesso a comunidade seja reformado. Iremos continuar aqui e no final de semana já temos programação de conscientização política e socioambiental aqui no acampamento. Esperamos resolver logo os impasses”, finaliza.